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Separamos algumas dicas importantes, confira aqui:
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»  Atividade Física na Terceira Idade
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Atívidades Físicas na Terceira Idade e Prevenção da Dor nas Costas

As dores na coluna vertebral ocorrem em cerca de 80% das pessoas em alguma fase de suas vidas. Essa incidência aumenta muito com o passar dos anos, principalmente após os 50/60 anos de idade, quando doenças como a artrose, osteoporose e desgastes da coluna são mais comuns.

A atividade física na 3ª idade, ou melhor, NA MELHOR IDADE, como se diz hoje em dia, é essencial para a prevenção e tratamento das doenças e conseqüentemente das dores na coluna vertebral.

Muitos centros especializados do país já oferecem espaços para idosos praticarem atividades físicas, com acompanhamento de especialistas e programas personalizados.

Um programa regular de exercícios traz benefícios em qualquer idade, e todas as pessoas deveriam praticar algum tipo de atividade física orientada pelo menos 3 vezes por semana.

Mas para os idosos, a necessidade de uma atividade física é muito maior. O simples fato de se praticar algum tipo de atividade física já melhora e muito a qualidade de vida de pessoas da terceira idade, aumentando a resistência e força muscular necessárias para realização de tarefas comuns, como pegar um neto no colo ou ir ao supermercado. Geralmente, a atividade física traz uma resposta muscular rápida e eficiente. Essa atividade deve ser sempre individualizada para cada pessoa, por isso o acompanhamento por um profissional de Educação Física é fundamental para o sucesso do programa.

As principais mudanças decorrentes do envelhecimento são aumento na quantidade de gordura no organismo, diminuição da força muscular, osteoporose (diminuição da massa óssea), ligamentos e tendões mais fracos, diminuição dos reflexos de ação e reação, diminuição da coordenação e habilidade motora e da aptidão física. Com isso, as pessoas apresentam menos equilíbrio e assim ficam sujeitas a quedas, que constituem a primeira causa de acidentes em pessoas acima de 60 anos. Dependendo do caso, essa queda pode resultar em uma fratura normalmente grave, devido a diminuição da massa óssea, conhecida como osteoporose.

Outra vantagem importante de se praticar exercícios após os sessenta anos é a elevação da auto-estima e melhora da depressão, problemas freqüentes nesta idade.

Os idosos que praticam esportes se sentem mais bonitos, capazes e independentes. Do ponto de vista psicológico a atividade física atua como um estimulador do relacionamento interpessoal, produzindo agradável sensação de bem estar, estimulando a autoestima pela superação de pequenos desafios e conseqüentemente diminuindo a depressão.

É claro que antes do início de qualquer atividade física é necessário tomar alguns cuidados, como uma avaliação cardiológica e ortopédica, no sentido de evitar riscos desnecessários tanto ao sistema cárdio-vascular como ao esqueleto.

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